Comunicado sobre Audiência Pública sobre a visão monocular

Prezados (a) Senhores (a),

A Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, que tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.

Diante do exposto, vimos comunicar que há muito tempo estamos lutando para que aconteça uma audiência pública para se discutir e refletir sobre o Decreto Estadual nº 2.874 de 15 de Dezembro de 2009 que considera a visão monocular como deficiência visual para provimento de cargo ou emprego público, no qual são dados os mesmos direitos a pessoa com visão monocular daquela que efetivamente possui necessidades específicas para acessar seus direitos sociais e cumprir seus deveres.

A Federação Catarinense de Entidades De e Para Cegos – FeCEC também é uma parceira importante neste processo.

É com pesar que informamos que a audiência pública que seria marcada para o dia 16 de Junho, quinta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi cancelada.

Salientamos que estamos recebendo inúmeras manifestações no nosso face das pessoas com visão monocular contrária a realização desta audiência. Estamos com dificuldade de compreender o motivo deles, pois o que nosso segmento está desejando, são momentos de reflexão, troca de ideias, ouvir e momento para sermos ouvidos.

Existe um lema que fala, vamos tratar os desiguais na medida de sua desigualdade. Desta forma, gostaríamos de refletir políticas públicas para as pessoas com a condição da monocularidade.

Não desejamos retirar nada de ninguém. Queremos tratar os desiguais na medida de sua desigualdade.

Sem mais para o momento, nos despedimos com protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,
Jairo da Silva.